O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Especial Romaria: A devoção através dos Ex-votos.

Uma tradição levada através das gerações. O simbolo da gratidão pela graça alcançada.


Por: Antônio Oliveira.

O nome "ex-voto" pode parecer estranho aos ouvidos, mas seja talvez muito mais especial, os ex-votos são nada mais nada menos do que o símbolos das graças alcançadas. Os pagadores de promessas, romeiros, peregrinos encontraram nos ex-votos uma forma de eternizar aquele pedido que foi intercedido pelo seu santo de devoção. Na definição geral em dicionario encontramos a seguinte definição de um Ex-voto: "Quadro, imagem, inscrição ou órgão de cera ou madeira etc., que se oferece e se expõe numa igreja ou numa capela em comemoração a um voto ou promessa cumpridos”. (FERREIRA, Apud OLIVEIRA, 2009). 

Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria
Se nos aprofundar-mos mais na definição teremos a seguinte resposta: O EX-VOTO é um testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, em formas variadas de bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias, mechas de cabelo, CDs, DVDs, monóculos, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”.
Encontramos essas demostrações de fé em todo o Brasil, Juazeiro do Norte por exemplo abriga um amplo espaço para estes objetos. Em São Joaquim do Monte/PE, Terra da Romaria do Frei Damião também podemos encontrar muito ex-votos. A casa dos Milagres, localizada no Santuário de Frei Damião, abriga os mais diversos objetos, que vão desde de retratos, ate objetos em cera e madeira.

Os objetos foram trazidos de todas as partes do pais, por devotos que alcançaram graças através da interseção do Frade Capuchinho Frei Damião de Bozzano. Cujo processo de beatificação ja está no Vaticano e o frei já é considerado Santo pelo povo do Nordeste, mesmo que ainda não haja um oficialização da santidade do frade. Durante os dias da Romaria na cidade de São Joaquim do Monte, muitos são os ex-votos que precisam ate serem guardados pelas equipes do evento, porque o espaço ainda é pequeno para abrigar todos aqueles objetos. Confira algumas imagens feitas pela nossa equipe.
Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria

Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria

Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria.

Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria

Foto: Antônio Oliveira/ASSECOM Romaria

Nenhum comentário